As crianças com dislexia revelam muitas dificuldades em adquirir e desenvolver o mecanismo da leitura e da escrita. Apresentam uma leitura muito lenta, com diversas incorreções, erros e trocas de letras e sílabas e dificuldades na compreensão da informação lida. A sua escrita surge com muitos erros ortográficos, as frases e os textos que escreve são confusos em termos de conteúdo, com pouca riqueza no vocabulário, podendo a qualidade da sua letra ser igualmente má e irregular. Apesar destas dificuldades, as crianças disléxicas apresentam uma capacidade intelectual normal ou superior à média, podendo evidenciar capacidades acima da média em áreas que não dependam diretamente da leitura e escrita (arte, desporto, música, etc.).
- Confusão e troca de letras ou sílabas com diferenças subtis de som ou de grafia (p-t; f-t; f-v; ch-x-j; o-u; a-o; s-ss-ç; s-z; ão-am; ou-on; m-n; nh-lh; b-v; b-d; p-q, ...).
- Omite ou adiciona letras e sílabas durante a leitura (famosa-fama; casaco-casa; livro-livo; batata-bata; biblioteca-bioteca; ...)
- Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras (ai-ia; par-pra; sal-las; ra-ar; etc.).
- Dificuldades na compreensão dos textos lidos.
- Dificuldades em exprimir as idéias e pensamentos na forma escrita, défices na construção frásica e na organização das idéias no texto.
- Escrita com muitos erros ortográficos, a grafia pode ser irregular, tornando os seus escritos quase ilegíveis, etc...
Otávio Moura
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