sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais (3 a 10 de dezembro)

A Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais nas Escolas do Ensino Regular Tráz Vantagens a Todos:
·         Às crianças com necessidades especiais porque começam a sentir que fazem parte de uma comunidade e deixam de sentir-se excluídas.
·         Às crianças do regular que aprendem a conviver, a respeitar e até mesmo a ajudar todas as crianças diferentes.
·         O contacto e o convívio, formal e informal, entre os diversos alunos, com e sem deficiências, é um meio para que os comportamentos, típicos de cada um e/ou de cada deficiência se normalizem, isto é, o contacto com outro tipo de crianças ajuda a criança com deficiência a aprender comportamentos e atitudes “mais normais”, ou melhor aceites pela sociedade. 
·         As crianças sem deficiência aprendem a gostar da diversidade; a observar a variedade das capacidades humanas; a demonstrarem crescentes responsabilidades (porque aprendem a ajudar quem tem mais necessidades); a entender que há pessoas diferentes mas não inferiores; perdem o medo e o preconceito em relação aos diferentes; desenvolvem a cooperação e a tolerância; adquirem senso de responsabilidade em relação a tudo que a rodeia; desde cedo aprendem que as pessoas, as famílias e os espaços sociais não são homogeneos (todos iguais) e que as diferenças são enriquecedoras para o ser humano.
As Docentes do Ensino Especial
RODRIGUES, D.(2003). Perspectivas sobre a Inclusão – Da Educação à Sociedade. Porto Editora. Porto.


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