A
Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais nas Escolas do
Ensino Regular Tráz Vantagens a Todos:
·
Às crianças com necessidades especiais porque
começam a sentir que fazem parte de uma comunidade e deixam de sentir-se
excluídas.
·
Às crianças do regular que aprendem a
conviver, a respeitar e até mesmo a ajudar todas as crianças diferentes.
·
O
contacto e o convívio, formal e informal, entre os diversos alunos, com e sem
deficiências, é um meio para que os comportamentos, típicos de cada um e/ou de
cada deficiência se normalizem, isto é, o contacto com outro tipo de crianças
ajuda a criança com deficiência a aprender comportamentos e atitudes “mais
normais”, ou melhor aceites pela sociedade.
·
As
crianças sem deficiência aprendem a gostar da diversidade; a observar a
variedade das capacidades humanas; a demonstrarem crescentes responsabilidades
(porque aprendem a ajudar quem tem mais necessidades); a entender que há
pessoas diferentes mas não inferiores; perdem o medo e o preconceito em relação
aos diferentes; desenvolvem a cooperação e a tolerância; adquirem senso de
responsabilidade em relação a tudo que a rodeia; desde cedo aprendem que as
pessoas, as famílias e os espaços sociais não são homogeneos (todos iguais) e
que as diferenças são enriquecedoras para o ser humano.
As Docentes do Ensino Especial
RODRIGUES,
D.(2003). Perspectivas sobre a Inclusão –
Da Educação à Sociedade. Porto Editora. Porto.
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